Projeto 6:30 - a roda de samba Ouro Verde




Projeto 6:30, foi assim que resolvemos chamar o documentário sobre a roda de samba Ouro Verde (completou 25 anos em 2011), de Santos (SP), no bairro Marapé. A roda leva esse nome por tocar no clube homônimo, na Rua 9 de julho.
A roda é conhecida pelos santistas atentos ao samba de alto nível e principalmente pelos moradores do bairro; além de ser visitada por pessoas de outros lugares também (São Paulo e redondezas). A história não nega as raízes musicais do Marapé. Por muitas décadas, diferentes rodas de samba e grupos de choro marcavam ponto em algum bar da região ou nos quintais dos chalés: pontos de encontro de seresteiros, violeiros e afins.
Atualmente é nítida a mudança, seja pela urbanização do bairro, onde os chalés deram lugar para os prédios, e também pela morte de muito daqueles personagens que ajudaram a perpetuar o samba na cidade. Assim, por sabermos da importância do Ouro Verde para a vida musical de Santos, resolvemos tentar entender através dos depoimentos de alguns integrantes da roda como eles conseguiram resistir bravamente por sua manutenção  - afinal, existe sem qualquer subsídio.
Nossa pesquisa aconteceu principalmente através de muito bate-papo com os moradores do bairro, frequentadores do clube e familiares dos músicos da roda. Todos sempre com uma história para contar, e muito brilho nos olhos (saudosos de um Marapé que não existe mais), que nos fez crer mais ainda a importância desse registro em audiovisual. A memória nos causos e retida por cada um, mostradas com muito apreço ao nos contar. Entre uma cerveja e outra, ou uma batida de maracujá do Edmilson, aprendemos aquilo que os livros ainda não sabem: a vida de gente muito simples, generosas e protagonistas da cultura popular, o samba e suas histórias.
Então, a cada entrevista, em cada set de filmagem, fomos descobrindo o quanto há de Marapé na roda do Ouro Verde e o quanto eles todos são Marapé desde a tenra idade, principalmente porque enlaçados pela forte amizade. Todos são amigos, e a maioria desde a infância. E o que nos chamou mais atenção foi a maneira que encontraram para guardar o passado cantado e musicado ali na beira do morro: através de encontros pontuais na antiga casa do patrono de toda a história da roda, o Seu Lili, regado por biritas e valsinhas antigas, eles reúnem-se todos os sábados, às 18h30. Isso antes de irem para o clube e tocarem para o público.


Daí, o nosso filme: Projeto 6:30 - a roda de samba Ouro Verde.
Assim nos abriram um lugar na roda, sentamos com a nossa curiosidade de aprendizes, olhos atentos e alegres por podermos ajudar levar a história da roda do Ouro Verde e Marapé para quem quiser conferir como se faz um samba, sempre autêntico.


Lançamento previsto para: nov./ 2012
Produção:
Aloizio Júnior
Carolina Gonzalez
Dayane Rodrigues
Kauê Nunes
Pietro Santurbano
Nildo Ferreira
Nilton Ferreira
Apoio:
Julinho Bittencourt
Michel Pereira



Contatos e informações:


http://www.facebook.com/projetoseisemeia